Pesquisa

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Metal e o seu poder!

Ola pessoal, como em cada semana abordaremos um tema, optei falar sobre o metal. Seu inicio, o que se pode fazer com ele? o que seria o steel Framing?quais influencias na arquitetura nos temos? dentre outros itens.

Bem analisando um pouco o inicio desta relação entre o ferro e a arquitetura vamos contar um pouco sobre sua historia: Desde o século 18, quando europeus e norte-americanos passaram aconceber edificações com o uso de estruturas metálicas, muitos arquitetos utilizaram as propriedades desse sistema para conceber soluções arrojadas, com alto índice de industrialização e precisão. No hemisfério Norte, não faltam exemplos de arquitetura de vanguarda concebida sobre pilares e vigas de aço: da turística Torre Eiffel, em Paris, aos arranha-céus norte-americanos da Escola de Chicago e, mais recentemente, às pontes e passarelas de Santiago Calatrava, com exemplares na América Latina – como a Ponte da Mulher, em Puerto Madero, Buenos Aires.Mas não vamos entrar no quesito edficações e estruturas voltadas para a arquitetura agora. Como no Post. Anterior vamos falar um pouco de plástica e que trabalhos incríveis podem ser feitos com este tipo de material, ou seja, vamos mostrar aqui algo pequeno para depois mostrarmos algo grandioso analisando toda potencia deste material.

Andei pesquisando algo interessante para vocês e achei este trabalho incrível que o americano Joe Pogan artista e soldador do estado do Oregon EUA que em seus mais de vinte anos de experiência , conseguiu desenvolver através de sua criatividade e técnica, esculturas fantásticas.

Após cumprir quatro anos na Marinha, passou a estudar artes e técnicas de solda de metais, daí foram mais de vinte anos como soldador profissional, onde dedicou-se a exigente função de soldar peças de alumínio para a confecção de quadros de mountain bikes.

Não contente com a direção que sua vida profissional e pessoal tomava, um dia Pogan teve a brilhante idéia de utilizar a sua combinação única de experiência de solda e seu individual talento artístico para nos últimos anos criar uma incrível variedade de esculturas de animais (pássaros e peixes na grande maioria) através da utilização de metais diversos encontrados em lixos de indústrias, oficinas e casas residenciais.

Como obra final, Pogan cria inusitadas obras primas que, além de fazerem reais críticas ao desperdício e não reciclagem de metais por parte das sociedades faz menções diretas à destruição da flora e fauna por parte do crescimento desorganizado do modo de vida capitalista consumista das culturas ocidentais modernas

O preço de uma escultura por encomenda custa à bagatela de 2400 dólares e se quiser pode, você mesmo, enviar-lhe a sucata que tenha em casa.

Bom pessoal é isso, espero que tenham gostado. No fim da semana iremos aprofundar um pouco mais neste tema só que desta fez voltado para a arquitetura, seguindo a mesma ordem do post sobre madeira Ok?

Atenciosamente: Bruno Wildberger

Fonte:

Oque vocês gostariam de Encontrar aqui?