Andrades afirma que somente as placas OSB fogem um pouco ao padrão por serem medidas em polegadas e ficam um pouco maiores que as cimentícias (1,44 m x 2,44 m), o que não chega a ser um problema. "Seguindo a modulação é possível estimar o número exato de material que será utilizado, sem sobras ou desperdício", confirma o arquiteto que está realizando o segundo projeto em steel frame do Studio Paralelo.
Uma das tendências detectadas no setor é que muitas empresas que trabalham com montagem de paredes drywall têm interesse pelo sistema steel framing, em razão de algumas semelhanças. Isso poderá impulsionar sua aplicação nos próximos anos. Vale lembrar, porém, que, apesar da aparente semelhança, há grandes diferenças entre drywall e steel framing. A parede drywall não é estrutural, serve apenas de fechamento, enquanto a parede steel framing é estrutural, ou seja, pode ser dimensionada para receber cargas como o peso de uma laje, um segundo pavimento etc.”, lembra Roberto Inaba, da Usiminas. Os perfis de drywall utilizam aços de menor espessura - 0,50 milímetro -, enquanto os de steel framing usam aço estrutural ZAR 230, com espessuras acima de 0,80, 0,95 até 1,25 milímetro. Portanto, o steel framing necessita de projeto estrutural, e o cálculo da estrutura é feito em conformidade com a NBR 14.762 e os requisitos dos perfis pela NBR 15.217.
NORMAS TÉCNICAS PARA O SISTEMA STEEL FRAMING | |
ABNT NBR 15.253 | Perfis de aço formados a frio, com revestimento metálico, para painéis reticulados em edificações - Requisitos gerais |
ABNT NBR 15.217 | Perfis de aço para sistemas de gesso acartonado - Requisitos |
ABNT NBR 14.762 | Dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio |
ARQUITETURA Studio ParaleloFICHA TÉCNICA
ANO 2006/2007EXECUÇÃO Sull Frame
STEEL FRAME Formac Brasil
GESSO ACARTONADO E LÃ DE ROCHA Placo Center
OSB Masisa
MEMBRANA IMPERMEABILIZANTE Tyvec/DuPont
Com ares vernáculos
FICHA TÉCNICA
ARQUITETO
De Fournier & Associados
ANO 2007/2008
CONSTRUTORA Sequência
LÃ DE VIDRO Isover
AÇO Roll For
PLACAS DE GESSO ACARTONADO Placo
PLACAS CIMENTÍCIAS Brasilit
PLACAS OSB Masisa LP
Linhas retas em Minas
Ainda em fase de acabamento, a residência projetada pelo arquiteto Gustavo Penna mostra o traço em linhas retas e contemporâneas características de sua obra. O projeto em steel frame possibilitou a criação de um vão livre de 15 m x 15 m apoiado em quatro pilares, acabamentos internos de gesso acartonado e alguns revestimentos de placas cimentícias.
FICHA TÉCNICA
ARQUITETURA: Gustavo Penna
COLABORADORES: Norberto Bambozzi, Laura Penna Caram e Leticia de Paula Carneiro
LOCAL: Lagoa Santa, MG
ANO: 2004
ESTRUTURA E CONSTRUÇÃO: Flasan
GESSO ACARTONADO: Knauf
PLACAS CIMENTÍCIAS: Brasilit
LÃ DE VIDRO: Isover
OSB: Masisa
Residência em Ilhabela, SP
Feita para o lazer, esta residência no Morro de Santa Tereza, em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, tem vista para o mar. Por isso, grandes aberturas valorizam a paisagem. A casa foi implantada na parte mais alta do terreno, com piso radier e estrutura de steel frame. Para proporcionar maior conforto visual, os pilares de aço foram revestidos de madeira e as placas cimentícias do fechamento externo ganharam textura. A obra de 380 m² ficou pronta em cinco meses.
FICHA TÉCNICA
ARQUITETA: Carolina Mariutti
TEMPO DE EXECUÇÃO: de abril a setembro de 2008
CONSTRUTORA: Sequência
AÇO :Roll For
PLACAS DE GESSO ACARTONADO :Placo
PLACAS CIMENTÍCIAS: Brasilit
PLACAS OSB: Masisa LP
Bom pessoal, demos então uma pequena introdução daquilo que seria o Steel Frame, sua vantagens e limitações, para que vocês possam conhece-lo um pouco melhor. Frizando que para aqueles que estão sedentos por mais informações a respeito desta excelente forma de construção acessem a lista de web-sites que colocarei abaixo e que serviram como fonte desta matéria. Lá vocês encontraram muito mais sobre esta ferramenta do que coloquei aqui.
Atenciosamente: Bruno Wildberger
Fonte: